Hoje – os mais antigos costumam concordar – a pressão no trabalho por entregas cada vez melhores e o clima de competição é muito mais forte que nos tempos de nossos pais. Também os avanços tecnológicos, a internet e os smartphones deixam as pessoas conectadas ao trabalho o dia todo, todos os dias. A demanda pesada, as horas a mais no escritório, a convivência com muitos colegas dentro da empresa, tudo isso pode interferir no estresse, na concentração e na produtividade. Então, não seria bom ter um espaço onde as pessoas pudessem fazer uma pausa e retomar o fôlego? Esse lugar seriam as salas de descompressão. Mas afinal, o que é uma sala de descompressão e por que inseri-las no projeto arquitetônico da empresa?

Sala de Descompressão | Casa 3

Agência de Publicidade Young & Rubican, São Francisco, EUA. Fonte: Office Snapshots

Uma sala de descompressão nada mais é que um espaço onde as pessoas podem passar um tempo e relaxar, e assim retornarem ao trabalho revigoradas. É comum a sua decoração incluir puffs, mesas de jogos, videogames e tv, sofás, livros, mesa com frutas, geladeira, guloseimas. Todos itens que possam descontrair a mente dos colaboradores. A ideia é que na sala de descompressão a tensão seja aliviada e eles retomem a criatividade, o foco e a energia. A sala de descompressão também tem um papel estratégico no projeto arquitetônico da empresa: as pessoas acabando ficando mais satisfeitas com o ambiente de trabalho (e estando mais satisfeitas irão produzir melhor, gerando rentabilidade) e tem papel importante na promoção da integração da equipe.

Sala de Descompressão | Casa 3

Google, Kuala Lumpur, Malásia. Fonte: Office Snapshots

Para inserir uma sala de descompressão no projeto de arquitetura corporativa é necessário antes levantar algumas informações: como é a cultura da empresa, seus colaboradores estão prontos para usar esse espaço com consciência? Qual o espaço disponível e em que lugar do escritório ele ficará melhor situado? Que recursos ele terá, que tipo de decoração será mais apropriado considerando o seu negócio? Qual o foco, o relaxamento ou a interação? Qual a política de uso a ser implementada? Todas essas questões são abordadas pelo projeto de arquitetura corporativa para que a sala de descompressão cumpra o seu papel e não corra o risco de, ao contrário, dispersar demais a equipe do trabalho.

Sala de Descompressão | Casa 3

Adobe, São Francisco, EUA. Fonte: Office Snapshots

sala de descompressão pode ser projetada de duas formas: ela pode ficar em um ambiente separado para não atrapalhar quem precisa de silêncio e maior concentração, ou a sala de descompressão também pode ser uma extensão do ambiente de trabalho, um lugar que inspire a criatividade e onde as pessoas possam fazer reuniões informais com seus colegas e trocar ideias. Então, se sua empresa tem um espaço disponível e ocioso (ou se você pode criar esse espaço), pense se não vale a pena para o seu negócio pedir para seu arquiteto projetar uma sala de descompressão. As pausas no meio do dia podem render profissionais mais eficientes e com melhor inteligência emocional.

Postagens Recomendadas