Com o tema sobre sustentabilidade nas empresas em alta, você já considerou ter áreas verdes dentro da sua empresa? Se nunca pensou nisso, seria uma boa ideia começar a considerar isso seriamente em seu projeto arquitetônico. Não apenas pela questão da sustentabilidade, sobre a qual não temos ainda como comprovar, mas também pelo fator estético e de produtividade dos seus colaboradores.

Do mesmo modo que ter plantas em casa só traz benefícios, no ambiente corporativo as vantagens também são muitas. Podem ser pequenos vasos sobre as mesas, ou plantas maiores dispersas pelo espaço, ou mesmo um ambiente dedicado para esse fim – se você tiver uma área para isso, é uma ótima solução para um bom aproveitamento do espaço.

Benefícios da sustentabilidade dentro das empresas

1. Sustentabilidade: mais do que nunca, estamos na era da sustentabilidade. Você não precisa ter um espaço como o do Google (imagem acima) para implantar uma área verde em sua empresa e principalmente fortalecer o tema da sustentabilidade. Adapte sua área verde para o espaço que houver disponível. O importante é que os colaboradores percebam que a empresa em que trabalham se preocupa com a sociedade e com as questões ecológicas. Essa atitude impactará positivamente na imagem da organização. Além disso, as plantas proporcionam renovação do ar, mais um fator positivo para a presença delas noambiente corporativo.

2. Menos estresse: pesquisas internacionais já revelaram que o contato com plantas diminui os níveis de estresse das pessoas, deixando-as mais calmas. Menos estressadas, as pessoas trabalham melhor. E trabalhando melhor, ficam mais produtivas, mais criativas e mais concentradas. Como as plantas conseguem absorver som, diminuindo o barulho do ambiente de trabalho, elas podem servir também como uma barreira para o barulho e as conversas ao redor.

3. Economia: plantas têm a capacidade de deixar o ambiente mais fresco, diminuindo a intensidade no uso do ar condicionado, que consome muita energia. Ou seja, pode representar uma economia financeira e menos gasto energético, o que acabará, em última análise, reduzindo também os níveis de poluição. As plantas ainda deixam o ambiente mais úmido, em contraposição ao ar seco gerado pelo ar condicionado.

4. Estética: o verde das plantas vai complementar a decoração da sua empresa. Não tem combinação que não possa ser feita: as plantas combinam com concreto, madeira, aço, etc., e há formas infinitas de utilizá-las.

Dicas para ter áreas verdes dentro das empresas

1. Fale com um especialista: o arquiteto que te ajudará nesse projeto de arquitetura corporativa irá indicar as espécies de plantas mais adequadas para o ambiente, principalmente se não houver janelas abertas ou iluminação propícia. Cuidado com plantas que possuem folhas muito pequenas, porque elas se espalham facilmente, sujando o chão. Escolha plantas fáceis de cuidar e práticas.

2. Adaptação: se você não tiver espaço para um jardim de inverno, jardim externo ou mesmo para dispor vasos grandes, você ainda poderá decorar o escritório com plantas menores nas mesas de reunião, no balcão da recepção ou em algum canto que esteja sendo mal utilizado. Até mesmo um jardim vertical poderá ser projetado, por exemplo, na recepção, impactando a todos que chegam. Outra idéia, se existirem paredes de vidro, é ter um jardim externo que possa ser visto do interior. A presença de qualquer tipo de planta vai certamente deixar o espaço de trabalho mais aconchegante e convidativa

3. Manutenção: cuide para que as plantas sejam sempre bem cuidadas, afinal elas também refletem a imagem da empresa.

4. Iluminação: as plantas serão mais valorizadas na decoração com uma boa iluminação. O arquiteto poderá te ajudar na escolha da luz que não prejudique o crescimento saudável da planta.

Postagens Recentes